27/01/2021
O e-commerce ou comércio eletrónico é uma realidade na sociedade e no mundo dos negócios. Mais do que uma tendência, o crescimento do e-commerce tem sido muito grande, dando uma oferta privilegiada para os consumidores digitais.
No entanto, continuam a existir muitas dúvidas sobre este conceito em muitas empresas, que podem ter a oportunidade de gerar mais volume de negócios, promovendo as suas marcas, mas que no entanto ainda não se consciencializaram sobre os benefícios que as compras online podem gerar.
Existe, casos de sucesso como a Amazon, que tem dominado o comercio eletrónico nos Estados Unidos. Em Portugal temos o caso da Farfetch que cresce todos os anos a nível de faturação e de processos de negócio.
Ter uma loja online significa ter o nosso negócio aberto ao público 24 horas por dia, em qualquer momento ou lugar.
Enquanto que nas lojas físicas existe a necessidade de ter loja aberta, ter cuidado com a apresentação dos produtos e da montra, manter a loja limpa e arrumada e mesmo assim correndo o risco de não poder receber os seus clientes por questões que não conseguimos controlar como é o caso atual da pandemia, numa loja online, o mais importante é otimizar a loja online par ao público-alvo.
- Loja aberta a qualquer hora para qualquer cliente;
- Menor custo de manutenção comparando com uma loja física;
- Integração com redes sociais ( ex: Facebook, Instagram ,Twitter, Youtube)
- Permite compras mais rápidas e cómodas;
- Permite atrair clientes, com promoções, ofertas e vales de desconto;
- Expor toda a oferta da marca ou negócio, de forma simples e organizada;
- Facilita a comunicação com o público-alvo;
- Permite acompanhar o percurso de cada cliente na loja;
- Permite conhecer todas as leads e como otimizar para uma conversão;
- Menos custo sobre o negócio.
Para criar uma estratégia de e-commerce, o mais importante é perceber qual o objetivo do nosso negócio, como por exemplo, quantas unidades queremos vender, quantos serviços queremos adjudicar através do site ou também quantas leads são objetivo para as redes sociais. Depois do objetivo estar definido, está lançado o ponto inicial para se definir a estratégia.
Para o ajudar a desenvolver uma estratégia de e-commerce, ficam alguns passos e ideias para começar a vender mais:
Direcionado para o seu segmento de forma correta? Inovação como motor de vendas? Como vai criar o seu funil de vendas? O posicionamento da loja e-Commerce é correto;
Neste ponto, é importante definir qual o P do marketing-mix mais importante; exemplos: é o produto que vai gerar vendas, o foco vai ser preços baixos, apostar na comunicação ou então na distribuição rápida do produto;
É neste ponto que se desenvolve as ideias e campanhas de marketing, na qual se define os KPI para análise;
Qual o valor investido? E o retorno esperado?
De que forma as campanhas vão ser geridas e controladas, pela empresa, por uma agência? De que forma vai ser gerido os resultados? Vai existir espaço para melhoria dos planos de ação?