A internet fez 30 anos!

A internet fez 30 anos!

A 12 de março de 1989 surgia um surpreendente mundo novo, caracterizado pelo chefe de Tim Berners-Lee - na altura um engenheiro de software a trabalhar no laboratório CERN - como “Vago, mas excitante…”. Nascendo como uma proposta para criarum plataforma em que todos os físicos da instituição pudessem partilhar os seus trabalhos, mal sabia, Mike Sendall, que tinha à sua frente o pontapé de saída para uma autêntica revolução.

Berners-Lee começou a programar, em 1990, um novo projeto a que deu o nome de World Wide Web. E claro, o resto é história e a Internet foi-se progressivamente massificando, provocando uma autêntica revolução na forma de interação da sociedade. Assumindo-se atualmente como uma ferramenta fundamental da vida quotidiana, fruto de uma evolução fulminante, conectando milhões de pessoas sem restrições temporais ou geográficas.

O setor empresarial também sofreu alterações ao longo destas três décadas e a presença digital das empresas, tornou-se requisito para a sustentabilidade das mesmas. Isto quer dizer que as empresas que não apanharem este comboio, já estão a um passo atrás para conquistar novos clientes.


Outrora, quando um consumidor era estimulado através da televisão, da rádio, de publicidade, ou mesmo através de recomendações de amigos ia diretamente à loja para comprar o produto.

Atualmente antes de se deslocar à loja, vai fazer uma procura na internet sobre o produto. E é aqui que a decisão de compra é tomada.

Esta decisão, é realizada através de pesquisas sobre diversos parâmetros do produto, que seja tipo, marca, funções, entre outros. Compara produtos análogos, visualiza vídeos e analisa comentários de outros consumidores.

Esta forma de tomada de decisão veio para ficar. Por isso, por muito que pareça não necessitar de uma presença na web, a sua concorrência pode já estar num comboio mais moderno e avançado que a vai permitir transportar mais clientes mais eficientemente.

Somando a tudo isto, as pessoas também usam a internet para verem notícias, procurarem entretenimento, realizar operações financeiras, pesquisar sobre determinados temas e claro, para fazerem compras.

Posto isto, como as pessoas estão cada vez mais ligadas à web, encontrar a sua empresa com conteúdo relevante enquanto navegam pela internet, é uma oportunidade que tem de ter em conta e que num futuro próximo se vai tornar numa necessidade para a sobrevivência das organizações. 


Fontes: E-Konomista