Certificados SSL: sabe o que são?

Certificados SSL: sabe o que são?

Hoje em dia, é possível encontrar o símbolo do cadeado no início da barra de endereços na maioria dos sites que visita, este símbolo informa-o de que a ligação entre si e o website está encriptada e protegida. Mas como é que funciona?

O que é um certificado SSL?

O SSL (Secure Sockets Layer), sucedido pelo TLS (Transport Layer Security), é um protocolo destinado a providenciar segurança numa rede de computadores. Este é o método mais utilizado no protocolo HTTPS, uma extensão do protocolo HTTP, a maneira mais popular de troca de dados com páginas web.
A autenticidade do HTTPS é garantida através de certificados digitais, utilizados no lado do servidor do website, assinados por terceiros de confiança. 

Quais são as vantagens dos certificados SSL?

Os certificados SSL/TLS garantem a privacidade e a integridade de dados, deste modo, apenas quem estiver a visitar a página e o próprio website saberão o que está a consultar e o que está a enviar, garantindo uma visita segura a um site genuíno, e não uma cópia falsa.

Por outro lado, os motores de busca, tal como a Google, privilegiam os websites que possuem certificados SSL/TLS em detrimento daqueles que não tem,  podendo até excluí-los das suas pesquisas. 

O padrão PCI/DSS (Payment Card Industry – Data Security Standard), utilizado para definir normas de segurança para organizações que gerem informações de cartão de crédito, requer encriptação na transmissão dos dados dos cartões de crédito

Finalmente e também importante, a sua utilização melhora a confiança do utilizador no website, principalmente quando envolve pagamentos de produtos e/ou serviços.