SEO: 6 dicas para otimizar o seu website

SEO: 6 dicas para otimizar o seu website

O que é SEO?


SEO é a abreviação de Search Engine Optimization, termo que em português significa Otimização para Mecanismos de Busca.
Como o próprio nome indica, o SEO consiste em uma série de técnicas que buscam otimizar sites e blogs, melhorando o seu posicionamento em motores de busca como Google, Bing e Yahoo.

Para que serve o SEO?

O objetivo do SEO é posicionar o seu website, marca ou negócio no topo das pesquisas online, conquistando maior visibilidade e credibilidade ao seu negócio de forma a gerar um maior número de conversões.
Através da utilização correta das técnicas de SEO, o seu website torna-se mais “amigável” para os motores de busca, permitindo ser considerado pelos algoritmos, como o resultado mais relevante em pesquisas por determinados termos (palavras-chave).

Dessa forma, as plataformas como o Google, por exemplo, priorizam o endereço, posicionando-o nas primeiras páginas de busca. Tudo isso de forma orgânica e sem a necessidade de investir um cêntimo.


Como implementar o SEO no meu website?

Não existe uma fórmula perfeita e certa para implementar/melhorar o SEO do seu website, é necessário aplicar as diferentes técnicas de SEO e monitorizar os resultados gradualmente.
Para tornar esse processo efetivo, é fundamental conhecer os fatores de diferentes pesos que determinam o posicionamento dos sites, e concentrar estratégias de otimização em cada um deles.

Veja abaixo, as principais dicas que contribuem para melhorar o ranking de um website:

1. Conteúdo original e de relevância
Produzir conteúdos novos e que ofereçam certa utilidade para os usuários naquele momento.

2. Performance da página
Mantenha o seu website rápido e fluído. Tenha em atenção as imagens e ao conteúdo que disponibiliza e lembre-se que as vezes: “menos é mais”.

3. Utilização de palavras chaves
Utilize palavras que aumenta a possível visibilidade como porta de entrada no website. Esquematize em que pesquisas quer aparecer e alimente essa informação em títulos e subtítulos das suas páginas.

4. Design responsivo
Hoje em dia existem cada vez mais dispositivos de vários tamanhos e resoluções. Garanta que o seu website adapta-se a cada um deles. 

5. Tempo de permanência na página
O tempo que o utilizador consome a navegar no seu website também é avaliado e considerado como um fator de posicionamento.

6. Arquitetura do website
Um site com conteúdo organizado não só melhora o ranking nos mecanismos de busca, como também oferece boa usabilidade, contribuindo para a experiência do utilizador.

Em resumo, se o seu objetivo é dar a conhecer a sua empresa e os seus produtos,a tarefa mais importante é investir numa boa estratégia de SEO com as dicas que tratamos, permitindo atingir o seu público-alvo, ficar bem posicionado nos motores de busca e consequentemente, ocupar os melhores lugares nas pesquisas dos seus utilizadores.

Caso ainda lhe restem dúvidas, entre em contacto connosco aqui.